HISTÓRIA DE VIDA

Abdalaziz de Moura Xavier de Moraes estudou filosofia no Seminário Regional do Nordeste, em Olinda e Camaragibe, Estado de Pernambuco, a partir de 1961. Concluiu Teologia na Universidade Gregoriana de Roma e fez cursos de especialização no Instituto de Bossey, Universidade de Genebra Suíça e no Centro de Pesquisa de História das Religiões, em Bolonha Itália. 

Trabalhou de 1970 a 1977 como membro da Coordenação do Movimento de Evangelização Encontro de Irmãos, fundado pelo Arcebispo Dom Hélder Câmara, na arquidiocese de Olinda e Recife. 

Coordenou de 1978 a 1984 o Projeto de Organização Comunitária da Diocese de Petrolina. De 1985 a 1989, foi o Coordenador Pedagógico do Centro de Capacitação e Acompanhamento aos Projetos Alternativos da Seca – Cecapas, também em 1989 com a colaboração de técnicos agrícolas, fundou o SERTA, instituição que vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões do Semiárido de Pernambuco. 

De 1994 a 1998, fez parte da equipe Pedagógica Nacional do Movimento de Educação de Base MEB. Fez curso de especialização em Educação Popular na Universidade da Paraíba UFPB, e os créditos do Mestrado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco UFPE. 

Moura tem como elemento fundamental do seu currículo a criação da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável - PEADS, para as escolas públicas do campo ou que recebem alunos/as do campo. 

Faz parte da Rede de Empreendedores Sociais da Ashoka, desde de 2006.  É casado, pai de quatro filhos e avó de dois netos, reside atualmente no município de Gravatá – Pernambuco. 

De Pernambuco, sai pelo mundo semeando uma proposta de construção com base na realidade de cada individuo.