CURRÍCULO

Abdalaziz de Moura Xavier de Moraes
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Sumário

  • Nascimento: 19/10/1942
  • Filósofo, teólogo, educador popular, consultor, membro fundador do Serviço de Tecnologia Alternativa - Serta e presidente por 5 mandatos.



Experiência Profissional

  • Fundador em 1989 e atual Presidente da OSCIP SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa, desenvolvendo entre outros, os Seguintes Projetos e Programas:

1. Criação, Sistematização, Difusão da Proposta Educacional de Desenvolvimento Sustentável – PEADS, utilizada em mais de 40 municípios de PE, AL, PB e 35 da Bahia.
2. Formação de Professoras/es do Campo entre 1999 até os tempos atuais nos municípios da Zona da Mata (Catende, São Benedito do Sul, Panelas, Vicência, Lagoa de Itaenga, Pombos), Agreste Setentrional (Orobó, Surubim, João Alfredo), Agreste Central (Riacho das Almas, Tacaimbó, Bezerros), Agreste Meridional (Paranatama, Águas Belas, Tupanatinga, Itaíba, Saloá), Sertão do Moxotó (Inajá e Manari), Sertão do Pajeú (Tuparetama, São José do Egito, Iguaracy, Santa Terezinha, Tabira, Solidão), Sertão Central (Salgueiro), Sertão do São Francisco (Cabrobó, Orocó, Lagoa Grande) Sertão do São Francisco (Tacaratu, Petrolândia, Floresta, Belém do São Francisco). Exercendo a formação de formadores/as, produzindo material didático para as escolas do campo, sistematizando as experiências.
3. Formação Profissional de Jovens do Campo de Nível Médio. Criação do Plano de Curso e da Proposta Político Pedagógica do Centro Tecnológico da Agricultura Familiar de Glória do Goitá e de Ibimirim, produção de material didático, formação de educores/as e técnicos/as que também ensinam os jovens. (Inclusive com 14 alunos selecionados no primeiro vestibular do curso de Educação do Campo de Arcoverde, Primeiro, Terceiro, Quarto e Quinto e Sétimo lugares).
4. Coordenação de vários projetos de intervenção pedagógica e política através de financiadores públicos e privados, entre os quais: Fundação Kellogg, Instituto Airton Senna, Fundação Odebrecth, Petrobrás, Unicef, MTE ( Consórcio da Juventude Rural), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretarias Estaduais de Planejamento; Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Assistência Social, Educação).
De 1994 a 1998
Educador e Assessor no Movimento de Educação de Base – MEB, Assessor para o Nordeste e Membro da Comissão Pedagógica Nacional do MEB
Assessor para as equipes locais do MEB de Mossoró – RN, Maceió – AL, Amargosa - BA e Propriá - SE
De 1989 a 1994
Consultor autônomo para Ong, Movimentos Sociais, Igrejas, Prefeituras e Educador no Serta, entre os quais se destacam:
Prorural – Governo do Estado de Pernambuco, assessoria ao Programa de Composteira para o lixo urbano – 1989-1990.
Fundação Progresso para o Homem – Paris – França. Programa de Estudo e Pesquisa sobre as “Impactos da Modernização da Agricultura sobre a Agricultura Camponesa”, compondo com mais três brasileiros uma Equipe Latino-americana de pesquisa. O material foi sistematizado em Espanhol. A pesquisa no Brasil foi junto a 14 organizações camponesas e a 2 expertos da área.
Análise de Projetos para o CERIS – Centro de Estudos Religiosos e Investigações Sociais – Rio de Janeiro – RJ, que fazia análise para a Cooperação Internacional da Europa e dava parecer.
1985 a 1989
1. Coordenador Pedagógico do CECAPAS – Centro de Capacitação e Acompanhamento aos Projetos Alternativos – Pesqueira – PE. Centro responsável por formação de técnicos e agricultores para a Agricultura Orgânica com abrangência nos Estados de RN, PB, PE e AL. Responsável pela formação da Equipe Técnica e dos Estagiários, entre os quais, os jovens técnicos que fundaram o Serta em 1989.
2. 1985. Estágio de dois meses no CEDAL - Centro de Estudos para a América Latina – França. Dois meses com um grupo latino-americano de 9 pessoas, visitando experiências de organização de Agricultores/as Familiares da França e fazendo estudo comparativo com as organizações brasileiras, sob a coordenação do CEDAL.
3. 1987. Participação no curso de Agricultura Orgânica com duração de duas semanas para profissionais de nível universitário no CET – Centro de Educación y Tecnologia do Chile
1978 a 1984
1. Coordenador do Projeto de Organização Comunitária na Diocese de Petrolina – PE, com abrangência em 17 municípios do Sertão do São Francisco, Araripe e Central, assessorando comunidades rurais, sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, associações, grupos de evangelização, de jovens e de mulheres.
2. Coordenador do Setor Educativo da Emissora Rural A Voz do São Francisco de Petrolina e apresentador dos programas Conversa de Amigos (diário com 10 minutos de duração,) Encontro das Comunidades (semanal com 30 minutos), A Hora e a Vez dos Bairros (semanal com duas horas)
1970 a 1977 – Início da Vida Profissional, depois da chegada da Europa no final de 1969.
Coordenador do Movimento de Evangelização “Encontro de Irmãos” da Arquidiocese de Olinda e Recife-PE, Movimento criado por Dom Helder Câmara em março de 1969. Na função de Agente Pastoral era responsável pela capacitação dos Monitores dos Grupos de Evangelização que se reuniam nos bairros da área metropolitana de Recife e nas áreas rurais. Apresentou durante 7 anos o Programa diário e semanal na Rádio Olinda e organizou a publicação do boletim mensal para os monitores.
2. Professor do ITER – Instituto de Teologia do Recife


Formação Acadêmica
1. 1961–1963. Seminário Regional do Nordeste, Olinda – PE. Curso Superior de Filosofia.
2. 1964 – 1966. Seminário Regional do Nordeste, Camaragibe – PE. Curso de Teologia.
3. 1967 – 1968. Universidade Internacional Gregoriana de Roma – Itália. Conclusão do curso de Teologia.
4. 1970 – Revalidação na Universidade Católica de Pernambuco do curso de filosofia do Seminário de Olinda.

Pós - Graduação

5. 1968 - Universidade de Genebra – Suiça - Curso de Especialização, de Inverno no Instituto Ecumênico de Bossey – Genebra – Suíça, sobre a Evangelização no Mundo Contemporâneo; em regime de internato e intensivo de outubro de 1968 a fevereiro de 1969.
6. 1969 - Estágio no Centro de Pesquisas de História das Religiões – Bologna – Itália de fevereiro de 1969 a junho junto aos Professores Giusepe Alberigo e Paolo Prodi, pesquisadores renomados na época. Estudando os movimentos sociais da Idade Média e os Movimentos religiosos protestantes.
7. 1969 - Estágio no Instituto Superior de Pastoral e Catequese do Rio de Janeiro sobre o Ecumenismo, estudando a experiência da Igreja Pentecostal Assembléia de Deus, de julho de 1969 a dezembro.
8. 1997 Curso de Especialização em Educação Popular – MEB e UFPB, ministrado pelo Centro de Educação, em convênio com o MEB, em regime modulado, de forma presencial durante três períodos de férias.
9. 1998 e 1999. Mestrado em Educação – UFPE (só os créditos completos).
10. 2002 Curso de Especialização em Liderança no Instituto Tecnológico de Monterey – México com 5 semanas em regime de imersão e intensivo e no Instituto e no Instituto Laspau – Havard – USA, com mais duas semanas no mesmo regime e mais 12 meses a distância, com apresentação de monografia.

Produções: Artigos, material didático e apostilas.

1. Livro - Frei Damião e os Impasses da Religião Popular / Editora Vozes, 1978.
2. Texto - Análise de Uma Experiência Educativa Com Uso do Rádio / CERIS, 1984.
3. Texto – O Convênio Entre Entidades de Assessoria e Movimentos Populares Como Instrumento Pedagógico, in Texto para reflexão nº 01 / MEB, 1996.
4. Texto - Uma Pedagogia Para Lidar Com os Dados Quantitativos, in Texto para reflexão nº 3 / MEB, 1996.
5. Texto – A Produção de Conhecimento Nas Escolas Públicas Rurais – Uma Proposta Pedagógica, in Escola Rural: Uma Experiência, Uma Proposta, 14 - 24 / MOC, Feira de Santana – BA. 1999.
6. Texto – Fundamentos Teórico-Metodológicos das Experiências da PEADS – PE e do CAT - BA , in Educação Rural, Sustentabilidade do Campo / MOC, SERTA, UEFS-BA – Feira de Santana – BA. 2003.
7. Reportagem sobre o Trabalho de Abdalaziz de Moura – Vida Nova, Proposta Educacional Pernambucana Torna-se Modelo de Desenvolvimento Sustentável, in Marco Social, Juventude e Desenvolvimento Rural. 44 a 5. Instituto Souza Cruz, Rio de Janeiro, RJ. 2004.
8. Caderno Impresso – Fichas Pedagógicas e Textos Pedagógicos - Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS. SERTA, MDA, Projeto Dom Helder Câmara, Recife – PE. 2004.
9. Livro - Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável / SERTA. Recife., II edição. 2005.
10. Texto – A Dimensão Filosófica da Peads e Suas Implicações na Aprendizagem: A Questão Ética ou o Papel da Escola, in Caderno de Textos Pedagógicos – Educação do Campo, Semeando Sonhos... Cultivando Direitos / CONTAG. Brasília. 2005.
11. Cartilha – Um olhar sobre a microrregião da Bacia do Goitá –PE. SERTA. 2005. Organizador Abdalaziz de Moura;
12. Livro – De que Somos Capazes, Uma Experiência de Protagonismo Juvenil na bacia do Goitá – PE. SERTA. 2006. Organizador Abdalaziz de Moura;
13. Livro – Múltiplos Olhares de Uma Caminhada Pedagógica. SERTA. 2006. Organizador Abdalaziz de Moura;
14. Livro – Concepção de Currículo na Peads, in Educação e Convivência no Campo... Analisando Saídas e Propondo Direções. Selo Editorial RESAB, Juazeiro da Bahia. 2006.
15. Cartilha – Projeto Gerando Cidadania, Sistemas de Garantia de Direitos da Infância e da juventude / CEDCA, CHESF, SERTA, 2006 / organizador Abdalaziz de Moura;
16. Guia e Roteiro – Educação para a Convivência com o Semiárido / Unicef, 2006 / autor e organizador Abdalaziz de Moura;
17. Caderno de textos pedagógicos sobre A Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS / SERTA, MDA, 2006 / organizador e autor dos textos Abdalaziz de Moura;
18. Caderno de textos pedagógicos - Formação Continuada de Professores – 2006 / SERTA, Secretaria Estadual de Educação e Cultura, 2006 / organizador e autor de textos Abdalaziz de Moura;
19. Caderno de Formação Continuada Modulo III . Programa Educar, SERTA, 2006. Organizador e autor de textos Abdalaziz de Moura;
20. Cadernos CENPEC – No Meio Rural, Alunos, Famílias e Professores Aprendem e Ensinam in Educação, Cultura e Ação Comunitária, Educação integral. Pág. 25 -28CENPEC, Número 2 - II Semestre, 2006.
21. Cadernos CENPEC – Que Relações São Possíveis Entre a Família e a Escola? In Educação, Cultura e Ação Comunitária, Escola, Família e Comunidade. CENPEC, Número 6 - I semestre. Pág 70 - 75. 2009
22. Texto – Reconstrução da Escola do Campo Como Propulsora do Desenvolvimento Sustentável: As Escolas de Vicência, in Práticas Pedagógicas e Formação de Educadores (as) do Campo / Contag, Fetag, Sttrs, 2009. Abdalaziz de Moura et alii.
23. Coletânea de 95 artigos escritos como material didático para formação de professoras e de jovens do campo, resgate histórico de acontecimentos da educação do campo e do Serta, reflexões filosóficas, relatórios de oficinas, fichas pedagógicas, disponível em meio eletrônico

Outros
Participação em palestras, mesas redondas, seminários, congressos e conferências em diversos eventos em PE, PB, AL, RN, BSB, RS, S. Paulo, Mesas Redondas, Encontros, Conferência Nacional de Educação do Campo

Recife, 26 de março de 2010