segunda-feira, 27 de junho de 2011

CURSO SOBRE A CERTIFICAÇÃO DA PEADS

De 10 a 15 de julho terá início a primeira etapa do curso para certificar as pessoas que formam outras para a metodologia da Peads - Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável criada e desenvolvida pelo Serta com a parceria de diversas professoras e professores do campo ao longo dos 22 anos do Serta. O curso será modulado, de 360 horas, equivalente a um curso de especialização. Os participantes do curso são pessoas que já fizeram formação e monitoramento sobre a metodologia da Peads nas redes municipais de ensino de PE, AL e PB.
 O atende a uma demanda que surgiu durante a Jornada Pedagógica de Educação do Campo entre os dias 5 e 7 de abril de 2011. As pessoas que concluírem o curso receberão do Serta uma autorização, uma certificação para difundir a metodologia da Peads na Educação do Campo. Para conhecer melhor a Peads o leitor pode ir lendo os textos postados nesse blog e para conhecer conteúdos privilegiados na Peads pode acessar o blog permaculturapedagogica.blogspot.com.

CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Essa notícia anima a todos que se mobilizam para que a Educação do Campo. Recebi do Fórum Nacional de Educação do Campo.

Bom dia, companheir@s!

Está sendo criada a Frente Parlamentar Mista de Educação do Campo. A
iniciativa é do Dep. Federal Padre João (PT-MG). A CONTAG, assim como MST,
FETRAF e CEFFAS são algumas das entidades que estão participando dessa
articulação.

Até o momento, já foram realizadas três reuniões para debate sobre
elaboração do Estatuto, mapeamento de parlamentares que possam apoiar a
iniciativa e definição de agenda de trabalho.

No próximo dia 29.06 será realizada em Brasília-DF, reunião com
parlamentares (deputados e senadores) para apresentação da proposta de
criação da Frente e mobilização desses parlamentares para a sua coordenação.

O lançamento da Frente está previsto para o mês de agosto.

Enfim, será mais um espaço para nós que defendemos e promovemos a Educação
do Campo.

Abraços.

Tânia Dornellas
Assessora da CONTAG
Secretaria de Políticas Sociais

terça-feira, 14 de junho de 2011

O EQUÍVOCO EM TRATAR A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS COMO CASO DE POLÍCIA

Cada dia a mídia vem com fatos sobre a violência nas escolas. Como sempre, a questão é tratada com pessoas e instituições que escapam da governabilidade da escola, da direção, das professoras, dos alunos. A solução apontada tem sido policiamento, segurança, equipamentos. Já dissemos no texto desse blog sobre os acontecimentos de Realengo - RJ o quanto a metodologia da Peads - Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável pode ser eficaz em identificar oportunidades para enfrentar a questão por dentro da escola, da sala de aula, a partir dos próprios conteúdos estudados. Ou seja, com a governabilidade dos próprios sujeitos sociais da escola. Não quer dizer que esses componentes externos não devam ser buscados. Mas a violência como outras questões tem que se tornar objeto de pesquisa da escola e com uma metodologia onde os problemas sejam transformados em solução, as carências em possibilidades, as fraquezas em força. A construção de conhecimento pode ser um grande instrumento, mas a própria escola teima em não usar e passa a bola para terceiros. Quer aprofundar-se nessa metodologia, leia os artigos do blog.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PREPARAÇÃO DA IV JORNADA DA JUVENTUDE RURAL NO ESPÍRITO SANTO

Até o dia 30 de junho a relação dos participantes da IV Jornada a ser realizada no município de Domingos Martins, ES, de 22 a 26 de agosto deverá está concluída. São 30 vagas para Pernambuco. A viagem será de ônibus fretado.  A delegação de Pernambuco viajará com 10 pessoas do PAER de Campina Grande.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

SERTA APRESENTA PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL

Como resultado da Jornada Pedagógica de Educação do Campo realizada entre os dias 5 a 7 de abril passado, houve no dia 12 de maio uma audiência do Secretário Estadual de Educação de Pernambuco, Professor Anderson Gomes com a direção e educadores do Serta para apresentação das propostas da Jornada. O Secretário foi acolhedor e pediu que o Serta preparasse uma proposta completa para iniciar a Educação do Campo começando pelas Escolas Estaduais que já estão situadas nas áreas rurais, fora da sede municipal e a partir daí, ir estendendo a outras escolas dentro dos 4 anos do mandato do Governo Eduardo Campos.
A proposta está em construção. Mais detalhes desse processo podemos oferecer aos interessados, uma vez que poderá inspirar iniciativas semelhantes nos demais estados, sobretudo, os que tiveram representação na jornada.

SELEÇÃO PARA O CURSO DE AGROECOLOGIA

De 7 de junho até o dia 14 estarão sendo realizados seminários com as instituições parceiras locais e os candidatos para a seleção de 120 candidatos ao curso técnico de agroecologia oferecido pelo Serta a partir de julho de 2011. Serão nos municípios de Santa Terezinha, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy no sertão do Pajeú, em Itaíba, Iati, Tupanatinga, Caetés no Agreste Meridional, Tacaratu no sertão de Itaparica, Primavera, Ribeirão, Amaragi, Pombos, Glória do Goitá, Pombos na Zona da Mata, Feira Nova no Agreste Setentrional e Riacho das Almas no Agreste Central.

A primeira semana de aula no regime de alternância para o sertão e agreste meridional será de 17 a 22 de julho, e para a Zona da Mata, Agreste Central e Setentrional será de 24 a 29 de julho